Principais Características

  • Centra-se nas aprendizagens dos alunos e não no trabalho dos professores, distinguindo-se de outros processos formativos que envolvem observação de aulas, mas que se centram, principalmente, na atuação dos professores (Ponte, Quaresma, Mata-Pereira, Baptista, 2016);
  • Constitui uma oportunidade para os professores aprenderem questões importantes em relação aos conteúdos que ensinam, às orientações curriculares, aos processos de raciocínio dos alunos, às dificuldades dos alunos e à própria dinâmica da sala de aula (Ponte, Quaresma, Mata-Pereira, Baptista, 2016);
  • É desenvolvido num ambiente colaborativo, levando os professores participantes a criar um relacionamento próximo, partilhar ideias e apoiar-se mutuamente (Ponte, Quaresma, Mata-Pereira, Baptista, 2016);
  • Existe colaboração entre professores que procuram resolver um problema ou melhorar uma abordagem de ensino (Dudley 2008);
  • Promove a reflexão, a autoconfiança e o envolvimento dos professores num trabalho de cunho exploratório em questões de Matemática e Didática (Ponte, Quaresma, Mata-Pereira, Baptista, 2016);
  • Permite aos professores participantes refletir sobre as falhas que reconhecem sobre a aprendizagem dos alunos e sobre o que verdadeiramente acontece (Dudley, 2008);
  • É um processo formativo fortemente ligado à prática, que possibilita o aprofundamento dos professores em diversos domínios – matemático, didático, curricular, educacional e organizacional (Ponte, Quaresma, Mata-Pereira, Baptista, 2016);
  • O desenvolvimento profissional dos professores participantes ocorre em torno do trabalho centrado numa sala de aula real, com alunos reais (Dudley 2008);
  • É utilizado para melhorar as técnicas de ensino e o progresso dos alunos em diferentes anos de escolaridade (desde o 1.º ciclo até ao Ensino Secundário) e para desenvolver abordagens pedagógicas mais amplas (Dudley, 2008);
  • Permite descobrir e melhorar a aprendizagem de alunos com fraco desempenho, com necessidades específicas ou de grupos de alunos que tipicamente possuem um desempenho inferior ao esperado (Dudley, 2008).