Não. No estudo de aula, os professores trabalham colaborativamente, por isso, a aula de investigação é um produto do grupo. Todos se sentem responsáveis e assumem a aula como sua. Para além disso, na aula de investigação, o foco da observação não está no professor, mas sim nos alunos.
É importante explicar aos alunos o que os professores presentes na sala de aula irão fazer. Previamente, através de uma conversa com o grupo, explicar aos alunos que estão a procurar melhorar a forma como os ajudam a aprender e, por isso, vão existir alguns professores a observar, a escrever notas e, no fim, a conversar com alguns alunos. Normalmente os alunos aceitam a presença de outros professores na sala de aula, principalmente se perceberem que posteriormente as descobertas são partilhadas e contêm também os seus pontos de vista.
Ainda que as mudanças sejam lentas e pequenas, a longo prazo podem ser significativas, permitindo um modelo de melhoria contínua, com foco na aprendizagem do aluno e através de um ensino num contexto real e colaborativo. Além disso, ao participar num estudo de aula os professores realizam pequenas investigações sobre a sua prática contribuindo, assim, como investigadores para a mudança.
Neste website, no separador “Sobre o Estudo de Aula”, encontra uma secção dedicada a “Como conduzir um EA”. Aqui, encontra explicações, sugestões e recursos para cada uma das fases do estudo de aula, acompanhado ainda de um vídeo introdutório. Pode ainda enviar e-mail para entrar em contacto connosco para discussão de alguma questão.
O estudo de aula é um processo formativo que pode ser adaptado a qualquer área. Neste projeto, estão a ser desenvolvidos estudos de aula nas áreas de matemática, educação física, física e química e biologia e geologia. No entanto, existem artigos sobre estudos de aula desenvolvidos noutras disciplinas como artes, inglês, história, geografia, etc.