2. Planificação

Duração: 4-6 sessões de 90-120 min cada

Nesta fase, o grupo elabora o planeamento da aula de investigação. Para isso, começa por realizar um estudo do manual escolar, dos programas e de outros materiais didáticos (recorrendo, por exemplo, à Internet) com identificação dos desafios que se colocam aos alunos no estudo do tópico escolhido na fase anterior. O grupo realiza igualmente um estudo de aspetos da dinâmica da aula de Matemática e da gestão curricular e planificação de atividades letivas. De seguida, formulam-se os objetivos específicos da aula ou aulas a lecionar e prossegue-se com a construção do plano de aula ou aulas que são objeto de estudo. O grupo formula ainda um plano de observação (incluindo questões para observação) a utilizar na aula ou aulas de investigação.
Assim, na fase de planificação o grupo planeia pormenorizadamente e em conjunto a(s) aula(s) de investigação, de forma a desenvolver a questão colocada inicialmente, tendo como foco os alunos e percorrendo os seguintes tópicos:

1.º Pesquisa e estudo de materiais didáticos sobre o tópico escolhido;

2.º Procura, resolução, seleção e adaptação de possíveis tarefas a propor na aula ou aulas de investigação;

3.º Antecipação de dificuldades e estratégias de resolução dos alunos;

4.º Construção do plano de aula e sua inserção na unidade didática;

5.º Preparação do processo de observação.

Recursos