O Projeto

Este projeto de investigação tem como objetivo explorar o potencial e as condições de realização de estudos de aula na formação contínua e na formação inicial de professores em diversas disciplinas do ensino básico e secundário . O projeto desenvolve-se a partir da realização de estudos de aula, recolha de dados e estudo das perspetivas dos professores participantes. Mais especificamente, busca abordar as questões de investigação: 

  1) Como é que o desenvolvimento do conhecimento didático dos participantes se relaciona com as características do desenho e da atividade realizada num estudo de aula, em especial na forma como é dinamizado?

   2) Como as condições e disposições institucionais e o conhecimento didático anterior de professores e futuros professores que participam de um estudo de aula podem ser levados em conta nas características do desenho e atividade do estudo de aula?

Objeto de particular interesse é o desenvolvimento do conhecimento didático dos professores, no que se refere a: 1) planeamento de aulas, com especial atenção aos objetivos, estrutura e fluxo da aula; 2) elaboração de tarefas para promover a aprendizagem dos alunos; 3) conhecimento das dificuldades e estratégias dos alunos enquanto trabalham nas tarefas; 4) condução da comunicação em sala de aula, com ênfase nos momentos de discussão coletiva; e 5) observação e avaliação da aprendizagem dos alunos.

O projeto promove e analisa a realização de estudos de aulas em Matemática, Biologia, Geologia, Física, Química e Educação Física do ensino básico e secundário, no desenvolvimento do conhecimento didático de professores e futuros professores. Professores dessas disciplinas participam de estudos de aula, organizados em quatro etapas: 1) estudo do currículo e da compreensão dos alunos num tema escolhido—um tema no qual os seus alunos têm dificuldade—e estabelecimento de metas de aprendizagem dos alunos; 2) desenvolvimento de um plano de aula que antecipe as possíveis respostas e dificuldades dos alunos, bem como as ações adequadas do professor em resposta aos alunos; 3) lecionação da aula de investigação na sala de aula de um professor do grupo, enquanto os outros professores recolhem dados sobre as respostas e processos de pensamento dos alunos; e 4) discussão da eficácia da aula na promoção da aprendizagem dos alunos e possíveis formas de a melhorar.

O projeto envolve quatro instituições de ensino superior: IE-ULisboa (que prepara professores do ensino básico e secundário de Matemática, Biologia, Geologia, Física e Química), FMH-ULisboa (que prepara professores de Educação Física para todos os níveis escolares), ESE de Lisboa e ESE de Setúbal (ambas preparando professores para ensinar Matemática e Ciências no ensino básico). Além de pesquisadores dessas instituições, o projeto também envolve doutorandos com experiência como professores de Matemática, Ciências ou Educação Física.

O projeto procura estudar em profundidade o potencial e as condições de realização do estudo de aula com diferentes tipos de participantes, pois ainda há poucos resultados consistentes de pesquisa em relação ao potencial de desenvolvimento do conhecimento didático em diferentes disciplinas e níveis de ensino, bem como sobre as características do desenho de um estudo de aula e o tipo de dinamização que pode ser mais eficaz. Trata-se de um projeto inovador, tanto a nível nacional quanto internacional, pois contempla uma ampla variedade de disciplinas e níveis de ensino, tanto na formação contínua quanto na formação inicial de professores, permitindo um aprofundamento das questões relativas aos resultados e adaptações do estudo de aula ao contexto português.