Disseminação

Artigos publicados

Baptista, M., Ponte, J. P., Velez, I., & Costa, E. (2014). Aprendizagens profissionais de professores dos primeiros anos participantes num estudo de aula. Educar em Revista, 30(4), 61-79. [Acesso]

Conceição, T., Baptista, M., & Ponte, J. P. (2019). Lesson study as a trigger for preservice physics and chemistry teachers’ learning about inquiry tasks and classroom communication. International Journal for Lesson and Learning Studies, 8(1), 79-96. [Acesso]

Conceição, T., Baptista, M., & Ponte, J. P. (2020). Lesson study in initial teacher education to stimulate the pedagogical content knowledge on the topic of speed of sound. Acta Scientiae, 22(2), 29-47. [Acesso]

Faria, C., Chagas, I., & Galvão, C. (2021). Lesson-study on health education with pre-service biology teachers, Journal of Education for Teaching, DOI: 10.1080/02607476.2021.1988824. [Acesso]

Ponte, J. P. (2017). Lesson studies in initial mathematics teacher education. International Journal for Lesson and Learning Studies, 6(2), 169-181. [Acesso]

Ponte, J. P., Quaresma, M., Mata-Pereira, J., & Baptista, M. (2018). Designing lesson studies to support teachers’ professional development. Educational Designer, 3(11). [Acesso]

Ponte, J. P., Quaresma, M., Mata-Pereira, J., & Baptista, M. (2018). Fitting lesson study to the Portuguese context. In M. Quaresma, C. Winsløw, S. Clivaz, J. P. Ponte, A. N. Shúilleabháin & A. Takahashi (Eds.), Mathematics lesson study around the world: Theoretical and methodological issues (pp. 87-103). New York, NY: Springer. [Acesso]

Ponte, J. P., Quaresma, M., Mata-Pereira, J., & Baptista, M. (2016). O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de matemática. BOLEMA, 30(56), 868-891. [Acesso]

Quaresma, M., & Ponte, J. P. (2015). Comunicação, tarefas e raciocínio: Aprendizagens profissionais proporcionadas por um estudo de aula. Zetetiké, 23(44), 297-310. [Acesso]

Quaresma, M., & Ponte, J. P. (2017). Dinâmicas de aprendizagem de professores de Matemática no diagnóstico dos conhecimentos dos alunos num estudo de aula. Quadrante, 26(2), 43-68. [Acesso]

Quaresma, M., & Ponte, J. P. (2017). Participar num estudo de aula: A perspetiva dos professores. Boletim do GEPEM, 71. [Acesso]

Quaresma, M., & Ponte, J. P. (2019). Dinâmicas de reflexão e colaboração entre professores do 1.º ciclo num estudo de aula em Matemática, BOLEMA, 33(63), 368-388. [Acesso]

Quaresma, M., & Ponte, J. P. (2021). Developing collaborative relationships in lesson studies. PNA – Revista de Investigación en Didáctica de la Matemática, 15(2), 93-107. [Acesso]

Ramos-Rodriguez, E., Flores, P., & Ponte, J. P. (2017). Práctica y reflexión de profesores de matemáticas chilenos bajo la perspectiva del estudio de clases. Quadrante, 26(2). [Acesso]

Richit, A., & Ponte, J. P. (2017). A colaboração docente em estudos de aula na perspectiva de professores participantes. Revista Paradigma, 38(1), 330-351. [Acesso]

Richit, A., & Ponte, J. P. (2017). Teachers’ perspectives about lesson study. Acta Scientiae, 19(1), 20-30. [Acesso]

Richit, A., & Ponte, J. P. (2020). Conhecimentos profissionais evidenciados em estudos de aula na perspectiva de professores participantes. EDUR Educação em Revista, 36, 1-29. [Acesso]

Richit, A., Ponte, J. P. (2019). A colaboração profissional em estudos de aula na perspectiva de professores participantes. BOLEMA, 33(64), 937-962. [Acesso]

Richit, A., Ponte, J. P., & Tomkelski, M. L. (2019). Estudos de aula na formação de professores de matemática do ensino médio. RBEP Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 100(254), 54-81. [Acesso]

Livros publicados

Huang, R., Takahashi, A., & Ponte, J. P. (Eds.) (2019). Theory and practice of lesson Study in mathematics: An international perspective. Cham: Springer Nature.

Quaresma, M., Winsløw, C., Clivaz, S., Ponte, J. P., Ní Shúilleabháin, A., Takahashi, A. (2018). Mathematics lesson study around the world: Theoretical and methodological issues. Cham, Switzerland: Springer.

Apresentações em Conferências